“Esta é a minha cidade e eu quero viver nela” é uma obra do Teatro do Vestido, com direção de Joana Craveiro, que regressa à cidade do Porto. Foi a peça escolhida para a abertura da temporada 2012-2013 do Teatro Nacional São João.

Originalmente concebida como um projeto de colaboração para intervir sobre espaços de Lisboa, onde o Teatro do Vestido está sediado, está em reposição de 5 a 12 de setembro, depois da estreia no Dia Mundial do Teatro (27 de março).

Para a edição do Porto, o Teatro do Vestido propõe-se a descobrir, pelos olhos de criadores externos à companhia – portuenses de origem ou que lá habitam – espaços da cidade que, de certa forma, lhes são estranhos e estrangeiros. Conduzidos pelos olhos e memórias deles, o objetivo é desejar-se viver naquela cidade que ali é apresentada e esmiuçada por quem a conhece de perto.

Palmilhando ruas estreitas, becos e quartos improváveis, foi construído este espetáculo – no qual colaboram os criadores Victor Hugo Pontes e Sofia Dinger -, em que grupos de 15 espetadores alternam entre sete cenas, todas ao ar livre (um quarto de hospedaria, um lavadouro onde se concentram toxicodependentes, uma barbearia, portas e janelas, ângulos sobre o Douro, a Sé e as igrejas). A peça questiona as fronteiras entre os criadores e os atores com os espetadores e habitantes.

Como descobrir uma cidade? “As grandes cidades ensinam, educam, e não com doutrinas roubadas aos livros. Não há aqui nada de académico, o que é lisonjeiro, pois o saber acumulado rouba-nos a coragem”, responde Robert Walser. Coragem: uma palavra-chave para conquistar território desconhecido.

O espetáculo é uma deambulação por várias ruas do centro histórico da cidade, partindo do Mosteiro de São Bento da Vitória. Com uma duração aproximada de duas horas e meia, “Esta cidade é minha e eu quero viver nela” acontece de segunda à sexta, às 21h30, com um preço de 15 euros e sujeito a reservas, para maiores de 12 anos.

O programa deste espetáculo fora de portas do Teatro Nacional São João (TNSJ) pode ser consultado aqui. O uso de vestuário e calçado confortável são adequados.