Para continuar a celebração dos dez anos do Bodyspace, o ilustrador Júlio Dolbeth foi convidado a fazer a sua própria interpretação de dez capas de álbuns. Esta será a primeira vez que Dolbeth desenvolve “uma série de desenhos a partir de um repertório visual”, “baseado em narrativas sonoras”. É uma exposição mas André Gomes, do site, garante que estará “ligada com a música (…) de uma forma umbilical”.

Depois da seleção dos artistas – que inclui nomes como Nirvana, Michael Jackson, David Bowie ou Led Zeppelin -, Dolbeth deu início à interpretação pessoal dos álbuns. Conta o ilustrador que, se nuns, o objetivo foi o de “replicar a imagem fotográfica original através do desenho”, recorrendo a “elementos metafóricos, parte da subjetividade e carga emotiva”, transmitidos por “álbuns como o ‘Grace’ do Jeff Buckley”, noutros deixou que “o desenho ganhasse mais protagonismo, criando novas imagens a partir da imagem matriz”, como é o caso de “A Kind of Blue”, de Miles Davis.

A razão desta colaboração com Dolbeth? A vontade de “não querer ficar entre as linhas da Web” e assumir “um papel direto no tecido cultural”. Aliás, André Gomes defende que isto deverá ser “o futuro de sítios como o Bodyspace” e que tem vindo a acontecer, em Portugal, “cada vez mais frequentemente”. A intenção passa, assim, por que este tipo de parcerias se prolonguem de modo a que “não se fiquem apenas pelo ano do décimo aniversário“.

A festa de anos do Bodyspace começou em janeiro e estende-se até dezembro. Este mês, destacamos, a par do lançamento do novo site, “a curadoria de uma das salas da D’Bandada”, no Porto. No Café au Lait vão apresentar Black Bombaim, Sensible Soccers, blac koyote, Octa Push e Memória de Peixe, a 15 de setembro. Ainda vai haver uma compilação na Optimus Discos, a convite de Henrique Amaro.

10 Covers – Júlio Dolbeth vs. Bodyspace” pode ser vista a partir desta sexta-feira, 7 de setembro, no Plano B e até ao dia 27. O dia de inauguração conta também com a presença de Panda, panda, panda…panda – projeto de José Alberto Gomes (blac koyote), Luís Salgado (Stereoboy) e João Santos (Daily Misconceptions) -, às 22h30.