O D’Bandada – Bandas por todo o lado está de regresso ao Porto. A segunda edição decorre este sábado, 15 de setembro.

O “São João da música”, como o evento foi apelidado, conta com a parceria da Câmara Municipal do Porto (CMP), através da Porto Lazer, e espera a presença de milhares de pessoas na baixa da cidade.

A participação elevada no ano passado levou ao alargamento do projeto. São 58 concertos, de entrada gratuita e espalhados por vários locais da cidade, incluindo espaços míticos como o varandim dos Clérigos ou a Barbearia Veneza.

Como novidade deste evento, regista-se também o alargamento a outros registos musicais. Além dos músicos provenientes do catalógo musical da operadora móvel que patrocina o evento, vai ser possível ouvir diferentes sonoridades, como jazz e música clássica.

Sobre esta autêntica maratona musical, Vladimiro Feliz, vice-presidente da CMP e vereador do turismo, define-a como “um grande momento da cidade” e defende que este acontecimento “não podia vir em melhor altura”, reforçando o papel de afirmação e de reconhecimento da cidade. Pelas propostas, pela abrangência musical e pelo facto de ser grátis, tem uma forte “atratividade”, mesmo que para um público “mais ativo, interessado e exigente”, funcionanco como “alavanca da baixa do Porto”.

Um cartaz para todos os gostos

A partir das 15h00 e pela noite dentro são 45 as bandas que vão espalhar música por vários locais do Porto. A oferta é variada.

Miguel Araújo, músico da banda Os Azeitonas e voz do badalado tema “Os maridos das outras” vai estar no Miss Opo (na rua de Trás), a partir das 16h00 e, à noite, na praça Gomes Teixeira, quando faltarem quinze minutos para a meia-noite.

Os Souls of Fire vão estar na mesma praça durante uma hora, com início às 22h30. Bem perto, no jardim da Cordoaria, é a vez dos Pontos Negros subirem ao palco, a partir das 22h15. Os Balla vão estar no espaço Vida Portuguesa a partir das 22h45. Cerca de 45 minutos mais tarde, no mesmo espaço, o projeto We Trust dá música aos presentes.

Mas os nomes de maior relevo não se ficam por aqui: Capicua, Black Bombain e Samuel Úria também fazem parte do cartaz, que pode ser consultado aqui.

O programa deste ano conta com duas parcerias de peso – a Casa da Música e Porta-Jazz, o que confere um caráter sólido e mais abrangente a todo o cartaz. A Casa da Música vai mostrar o que se pode fazer com o gamelão (instrumento do sistema educativo) e contar com as atuações dos Portucale Brass. A Associação de Músicos de Jazz no Porto (Porta-Jazz) vai garantir a atuação de quatro projetos: SMaLL Trio, Quarteto Mário Santos Bloco A4, Hitchpop e Coreto Porta-Jazz.

O encerramento do evento decorre a partir das 02h00, na Garagem GarePorto, e vai estar a cargo dos DJ Nery e Ride.