Já são 23 edições de puro encontro entre artistas, arte e outras práticas. Os responsáveis pelo Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) afirmam que têm desenvolvido uma boa tarefa e esforçam-se por criar condições onde a arte da marioneta consegue explorar-se a si mesma nos seus limites, sempre em expansão com o público.

Para este ano, o FIMP reserva-nos uma programação especial, num lugar especial. Nos dias 16 e 20 de setembro, às 21h30, vamos poder assistir à peça de Julie Noche, intitulada “Nos Solitudes”. Um espectáculo que promete um conjunto de possibilidades muito estimulantes sobre as linhas que unem e separam a dança da marioneta e a marionetização do corpo, na sua articulação com a mecânica da cena.

Já no dia 20, o Auditório de Serralves abre-se com Paulo Duarte, artista plástico português radicado em França, que vem ao Porto apresentar uma criação intitulada de “PLUG”. Nesta peça, o autor alia a exploração audiovisual dos média interativos a uma utilização rigorosa e criativa da marioneta. Tudo isto para nos desafiar a refletir sobre as novas subjetividades produzidas pela vivência cada vez mais totalizante da e na rede.

O FIMP vai permanecer até 23 de setembro em vários locais da cidade do Porto. Há vários espectáculos com entrada gratuita e outros com preços a rondar os 15 euros.

Esta quarta-feira, dia 19, cabe ao Passos Manuel dar a conhecer o que de melhor tem a arte das marionetas, com as peças “Western” e “The Black Vinyl”, às 22h00 e 23h30, respetivamente. Esta última vai-se prolongar para os dias 20, no Armazém do Chá, às 23h30 e, 21, no Plano B, à mesma hora. Neste mesmo dia, a ESMAE recebe “O Canto”, às 19h00, que se prolonga até ao dia seguinte, e o Teatro Helena Sá e Costa divulga “Cabaret de Insectos – Dracularium Freak: Episódio 1”, às 21h30.

Dia 22, a rua de Trás e Arredores, às 20h30 dá a conhecer a peça “Sombras da Rua de Trás e Arredores”, encenada pelo Teatro de Ferro e a “Mecânica”, de João Calixto e Márcia Lança, no Teatro Carlos Alberto, às 21h30 que, por sua vez, terminam no dia de encerramento, dia 23.

Ainda no último dia, o FIMP tem uma apresentação no Teatro Helena Sá e Costa, às 11h00 e às 17h30, com a peça “Os Trabalhos de Hércules”.