A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é um evento europeu que permite a cientistas e público geral conviverem num evento descontraído. A troca de ideias e experiências pretende contribuir para a construção de uma imagem saudável dos investigadores junto do público e demonstrar que a ciência não é complicada.

A primeira edição da NEI realizou-se em 2005. A Comissão Europeia promove e financia esta iniciativa, que decorre no mesmo dia em diversos países na Europa e em Israel.

A extensa programação tem em vista demonstrar que os investigadores são pessoas comuns com trabalhos extraordinários, que podem ser percetíveis por todos. Assim, através do contacto direto entre investigadores e público resulta numa experiência divertida, lúdica e interativa de âmbito científico.

Através da realização de atividades que constituem uma alternativa para uma noite de sexta-feira, procura criar-se um ambiente propício à interação entre a comunidade científica e o público, sejam jovens com vontade de seguir as áreas abordadas ou crianças e adultos curiosos.

A edição de 2012 em Portugal e no Porto

A Noite Europeia dos Investigadores de 2012 comemora-se a 28 de setembro, com o tema “Desporto, Corpo e Ciência”. No total, são 26 as cidades e vilas que recebem atividades. Desde a descoberta de instalações, como laboratórios e centros de investigação, visita a museus, participação em experiências, concursos e passatempos são algumas das propostas para esta noite de sexta-feira.

À semelhança de anos anteriores, o NEI assume-se como intermediário entre a comunidade científica e o público. Para celebrar o 100.º aniversário da participação portuguesa no Jogos Olímpicos, as várias competições desportivas internacionais onde o país participa e a importância do desporto para a qualidade de vida, a Noite Europeia dos Investigadores dedica esta edição à relação entre Desporto e Ciência.

No Porto, a praça Gomes Teixeira (aos Leões) recebe dezenas de investigadores da Universidade do Porto que, por uma noite, trocam os laboratórios de investigação pela baixa da cidade.

Áreas distintas como medicina regenerativa ou cozinha molecular vão ser abordadas de uma forma diferente e apelativa. Do “Hug Me”, o manequim que adivinha sentimentos através de um abraço e faz uma projeção multimédia em função desse sentimento, à apreciação termográfica do esforço de músicos em palco, passando por um “Science Chef”, uma competição de “cocktails” moleculares, terminando a noite com alguns alpinistas a escalar de forma livre a fachada da Reitoria da UP – com comentários, em simultâneo, do ponto de vista desportivo e fisiológico.

Com entrada livre, entre as 18h00 e as 0h00, a baixa portuense recebe, na próxima sexta-feira, este momento único para os mais curiosos e interessados perceberem o que se faz de avançado em áreas de investigação. Mais informações no Twitter e no Facebook oficiais.