A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) já conhece bem os prémios “Secil Universidades”. Em 2009 foi reconhecido o trabalho de Sara Brysch, aluna da escola portuense. Este ano é o projeto de Sofia Santos um dos cinco escolhidos para os prémios académicos entregues pela Secil (empresa cimenteira) e pela Ordem dos Arquitectos.

O trabalho reconhecido intitula-se “Espaço Cultural. Centro de Conhecimento” e foi orientado pelo professor Pedro Serôdio. A jovem estudante criou um projeto para uma infraestrutura a ser construída entre a FAUP e o rio Douro. O jurí destacou a capacidade da aluna em trabalhar numa “topografia complexa” e assim contornar as dificuldades criadas pelos acidentes de relevo. A sensibilidade com que conjuga o seu desenho com a paisagem existente foi outro dos pontos destacados.

Para além de Sofia Santos, Adalberto Gonçalves Dias foi o outro estudante portuense distinguido pelos Prémios “Secil Universidades”, ao receber um diploma. No total, a Universidade do Porto venceu três em oito prémios possíveis.