Uma sucessão de maus exemplos, falta de ética e confusão entre poder político e económico são as principais causas do desinteresse geral dos jovens pela política, disse Marcelo Rebelo de Sousa. Para o antigo líder do PSD, a solução passa pelo espiríto de iniciativa e vontade de cada um. Esta foi uma das conclusões da primeira sessão do ciclo de conferências “PoliticaMENTE” promovido pela Academia de Política Apartidária (APA), em colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Apesar dos jovens se assumirem cada vez mais alheados dos partidos, uma nova “tendência apartidária” ganha cada vez mais adeptos, que não ficam indiferentes aos problemas do país. Segundo André Anjo, vice-presidente da Academia Política Apartidária (APA), “para ter opinião não é preciso ter partido”. Já Marcelo Rebelo de Sousa diz que ser independente pode trazer “algo de novo, novas propostas e novas realidades” mas não deixa de alertar os mais novos: sem criatividade estas iniciativas podem não ser tão bem aproveitadas.

“O país novo e o país velho”

O debate foi alimentado ainda por um “conflito geracional” entre um “país velho e um país novo”. Joana Amaral Dias considera que se deve “desconstruir a ideia de uma juventude que pode marcar a diferença”, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa deixa claro que “o país mais novo não pode esquecer o país mais velho”. Chama a atenção dos mais novos para a compreensão dos erros políticos do passado e a necessidade de criar mecanismos para acompanhar as transformações politico-económicas.

A recente questão da emigração também foi tema de debate e Joana Amaral Dias sublinha que esse afastamento da terra natal “não pode impedir a participação dos jovens na vida política”. “Quem está lá fora tem os mesmos direitos e mais deveres que um cidadão que viva entre portas. Quando regressa deve ser uma lufada de ar fresco para o país”, disse.

Para além de Marcelo Rebelo de Sousa e Joana Amaral Dias, estiverem presentes no painel três estudantes membros da APA e o diretor da FEP, João F. Proença. As próximas sessões estão marcadas para os dias 14 e 28 de novembro e contarão com a presença de figuras como Rui Rio, Marinho Pinto, Pacheco Pereira e Jaime Nogueira Pinto.