O YouTube vai passar a gerir o ranking dos vídeos mais vistos de uma forma diferente e, no início desta semana, a aplicação do novo método por parte do site de partilhas tirou “Gangnam Style” – o videoclipe do sul-coreano PSY – de um top de 96 vídeos de música. Esta quarta-feira, reapareceu em primeiro lugar.

Em agosto, o YouTube tinha dado algumas pistas do que viria a aplicar no site. Na sexta-feira, divulgou que começou a “ajustar os rankings de vídeos” pelo novo método. A origem de tudo isto está naquilo que a expressão “vídeos mais vistos” passou a ter para o YouTube. Se até agora, inseriam-se nessa categoria os vídeos com mais visualizações (que é o mesmo que dizer cliques), atualmente, as posições vão definir-se por outro critério: a quantidade de tempo que cada pessoa passa a ver determinado vídeo.

Por um YouTube mais “humano”

Além deste fator, que passa a contar para o ranking, se o espectador vir o vídeo em questão até ao fim e depois continuar no YouTube a ver vídeos associados, mais pontuação é atribuída ao clipe.

No fundo, trata-se de uma alteração de procedimentos do site, com vista a “humanizar” o serviço. Desta forma, os utilizadores passam a receber sugestões mais enquadradas com os seus gostos, porque, se um determinado vídeo foi visto até ao fim, é muito provável que o utilizador goste de outros vídeos inseridos na mesma categoria ou estilo.

Também serve para acabar, por exemplo, com o sucesso de vídeos que apenas eram vistos por causa da imagem estática (“thumbnail”) que exemplifica o conteúdo dos mesmos (raparigas atraentes sempre foram um chamariz).

Notícia atualizada às 16h52 de 17 de outubro de 2012