“Ver, ouvir, sentir, discutir e viver o cinema” são os objetivos do Fantasweekend, que conta com um programa diversificado de workshops especializados e a projeção dos mais importantes filmes europeus de cinema de animação deste ano.

Durante o dia, entre sexta e sábado, os amantes de cinema podem participar nos vários workshops oferecidos, que abrangem áreas tão diversificadas como a escrita de argumento, o desenvolvimento de personagens, o cinema de animação ou a caracterização e efeitos especiais. Têm a duração de três horas e vão ser divididos nas seguintes categorias: efeitos especiais para filmes de terror, iniciação à animação e introdução à escrita de argumento.

Ao final de tarde, o cinema é celebrado com sessões duplas de três das secções oficiais do festival: “Semana dos Realizadores”, “Anima-te!” e “Cinema Fantástico”. Em parceria com a Casa da Animação, o Fantasweekend exibe os vencedores do prestigiado prémio Cartoon D’or e relembra alguns dos filmes que passaram pelo Fantas nos últimos anos. Assim, além do vencedor “Oh Willy…” de Emma de Saef e Marc James Roels, os finalistas “Zing” de Kyra Buschor e Cynthia Collins, “Tram” de Michaela Pavlátová, “Edmond Was a Donkey” de Franck Dion e “Flamingo Pride” de Tomer Eshed vão ser exibidos na sessão “Premiados Cartoon D’or”.

Nas sessões duplas, nomes como Bill Plympton, Joe Chappelle, Kim Ki-Duk e Kórnell Mundrukzó fazem parte da programação . Os preços das sessões de cinema variam entre os 3,50 euros e os 6 euros. Os workshops têm um custo de 30 euros.