Depois das obras de requalificação e de “adaptação à modernidade”, no valor de 12 milhões de euros, o Mercado do Bom Sucesso toma um novo rumo. Com novas funções e novos horários, tem data marcada de inauguração para o início de abril, garante o gabinete de comunicação da empresa Mercado Urbano.

A parte comercial do edifício requalificado, já classificado como Monumento de Interesse Público, inclui “38 espaços” e um mercado de produtos frescos com “44 bancas de venda de produtos variados”, com horários de funcionamento das 09h00 às 23h00 (de domingo a quarta-feira) ou 24h00 (de quinta a sábado).

O novo Mercado é descrito pela empresa como “uma Babel de costumes, rotinas, um espaço de compras, arte, degustação, portas que abrem e fecham negócios”. Com 13.500 metros quadrados, acolhe ainda um hotel de 4 estrelas com 85 quartos e vários escritórios – junto dos quais será a sede da Fundação Manuel António da Mota, com “uma área de exposições e auditório com capacidade para 136 lugares sentados”.

Fachada do edifício foi “integralmente conservada”

O espaço terá ainda dois parques de estacionamento que não estão, no entanto, disponibilizados ao público. Um deles, com 17 lugares, serve o hotel; já o outro, com 37, é destinado aos lojistas e serviços.

A Mercado Urbano destaca ainda o “respeito integral pela traça desenhada em 1949 pelos arquitectos Fortunato Leal, Cunha Leão e Morais Soares”, até porque a Direcção Regional de Cultura do Norte aceitou o projecto, no ano passado, com a cláusula de que fachada do edifício seria “integralmente conservada”.

O contrato entre a Câmara do Porto e a a Mercado Urbano (da qual a Mota Engil detém 75% do capital) foi assinado em janeiro de 2011, prevendo a concessão e requalificação do Bom Sucesso. O Mercado foi encerrado em junho deste ano, quando grande parte dos comerciantes já teria aceite a indemnização proposta pela empresa. Hoje, se quiserem voltar ao mercado, terão de fazê-lo “nas mesmas condições” e cumprindo os mesmos “requisitos” de qualquer novo negócio.