No Porto, tal como a organização tinha avisado, o evento foi marcado por várias mudanças que há tanto tempo eram solicitadas pelos visitantes. A Alfândega do Porto aproveitou aquilo que de melhor tem para oferecer, como é o caso da vista ribeirinha. A sala principal mudou de sítio e, segundo os visitantes, as escolhas pareceram acertadas.

Storytailors

A honra de inaugurar o certame coube, desta feita, à dupla Storytailors. Numa continuação da história contada na estação passada, a heroína dos criadores vê-se agora uma mulher mais crescida, forte e em revolta contra a sociedade que oprime a sua diferença e criatividade. Temos por isso uma coleção em que a dupla troca o habitual romantismo e os tecidos e cortes elaborados, por um espírito rebelde, anárquico, com as sedas e formas leves, confortáveis, prontas para a luta. Uma coleção que reflete não só o panorama de crise nacional, como também da marca, que foi notícia este verão pelas dificuldades financeiras que quase originaram a insolvência.

Anabela Baldaque

Foi com grande expectativa que Anabela Baldaque apresentou esta coleção perante o público da Alfândega. Com sala cheia, o público foi presenteado mais pela diversidade do que pela consistência. Sem uma temática forte a ligar os coordenados, a designer apresentou uma coleção prática, com peça frescas, coloridas e fáceis de usar.

Luís Buchinho

Para terminar a primeira noite, Luís Buchinho trouxe ao Porto a estreia de “Resort”. Como já vem sendo habitual no designer, que assina várias coleções por temporada, esta chega em perfeita simbiose com a apresentada no início do mês, em Paris e, posteriormente, em Lisboa. Desta feita, Buchinho inspirou-se no design de interiores enquanto acompanhava o processo de construção da sua nova loja no Porto. Os metais, as madeiras e o vidro deram assim o mote a linhas arquitectónicas e sofisticadas, em cores mais neutras, como o cinza, os tons pele e laranja, ou o azul marinho. O resultado foi uma coleção geométrica, citadina e minimal, em que os casacos cintados assumiram o papel de peça chave da estação.

Para o segundo dia, o Portugal Fashion vai apresentar as principais tendências para o verão de 2013, de presenças já habituais: Júlio Torcato, Elisabeth Teixeira, Katty Xiomara e Miguel Vieira.