A ideia nasceu no seio de um grupo de oito alunos finalistas do curso de Design de Moda, no Modatex. O objetivo é apresentar as suas criações para dar a conhecer projetos de autor e difundir a marca.

Os jovens criadores querem primar pela diferença e por isso, não vai haver desfile. A aposta é numa divulgação distinta, irreverente e cheia de novas ideias, numa altura em que o empreendorismo é valorizado como a salvação da crise.

Durante os sete dias, cada um dos jovens criadores vai expor a sua colecção e interagir com o público, enquanto as peças podem ser apreciadas, tocadas e até mesmo compradas.

Os jovens criadores

Vanessa Gonçalves tem 19 anos apresenta a coleção “New Modern Rustics”, que alia técnicas e culturas a uma visão mais moderna de formas e vestuário. Com a mesma idade de Vanessa, Joana Santos traz a coleção “Equilibrium”, inspirada no mundo futurista do realizador Kurt Wimmer.

Rita Afonso é um bocadinho mais experiente. Licenciada em Arquitetura pela FAUP, já passou por Lisboa e Nova Iorque. Agora, regressa ao Porto para apresentar “Punk Rural”, uma coleção que pretende despertar um “sentimento invulgar” e onde dominam os estampados.

Maria Martins e Cátia Carvalheira são formadas em Artes Plásticas – Pintura na FBAUP, mas tomaram caminhos muito distintos. Cátia já expôs em Milão e deixa em suspense o tema de apresentação no Porto. Já Maria, traz a 1.ª coleção feminina SS 2013, inspirada no Ballet Contemporâneo: “Urban Ballerina”.

Ivan Almeida e Vitor Gouveia são os dois nomes masculinos do grupo. O primiero traz uma irreverente coleção em que “o estilo não muda” e a identidade se perde. “Reblog” “não parecer ter fim, mas parece ter sempre algo diferente”. Já Vítor aposta em “Rust”, inspirada nas obras de um escultor norte.-americano. Laranjas, acastanhados e pretos são os tons dominantes.

Ânia Guerra vem de uma família de artistas e traz “The Pretender”, que se centra “numa mulher andrógina que camulfla o seu lado feminino com um revestimento de inspiração masculina”.

“Olhar a moda através de uma nova perspectiva” é o mote do evento, que ocorre de 21 a 27 de outubro, no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos. No dia 21, a exposição vai estar aberta ao público das 16h as 20h e no resto da semana das 14h as 19h.