A Universidade do Porto quer premiar os estudantes que se envolvam em projetos extra-curriculares e, ao mesmo tempo, promover a intervenção social. Assim, criou o “Prémio Cidadania Ativa” que vai ser atribuído a alunos da Universidade do Porto (ou antigos estudantes que tenham terminado a sua formação no ano anterior ao da atribuição do prémio) que estejam envolvidos em projetos relacionados com quatro áreas distintas: a solidariedade; o empreendedorismo; a pedagogia e na promoção do desporto ou ambiente.

Em relação aos projetos solidários ou humanitários, o prémio é atribuído a iniciativas cujos resultados sejam considerados excelentes e estejam, de alguma forma, ligados ou associados à Universidade do Porto. Já na área do empreendedorismo, o estudante deve ter promovido o empreendedorismo, a inovação ou a internacionalização da Universidade, no ano imediatamente anterior à atribuição do prémio.

O mesmo acontece nas restantes duas categorias. O melhoramento de políticas ou pedagogias educacionais e a promoção da prática desportiva ou de defesa do meio ambiente são os critérios. A atribuição é feita no Dia da Universidade, durante a sessão solene, e é composto po um diploma, uma menção no suplemento ao diploma final e uma compensação monetária no valor de mil euros.