É possível que quem olhe de longe para o “Chromebook”, o novo computador portátil da Google, o confunda com um qualquer modelo da Apple. O design e a cor são parecidos, mas a verdade é que não passará disso mesmo. Até porque quem fabrica estes novos aparelhos da Google já teve atritos suficientes com a marca da maçã. Estamos a falar, claro está, da Samsung.

Esta semana, quando o “Chromebook” for colocado à venda (em primeiro lugar, para os mercados norte-americano e britânico), as diferenças entre o aparelho da Google e os da Apple vão tornar-se ainda mais evidentes. Mas não só. A Microsoft também vai ter de competir com o “Chromebook”, tendo em conta que lança o seu Windows 8 na mesma altura.

Os pontos fortes

Aquilo que, desde logo, vai saltar à vista, será, sem dúvida, o preço. Apenas 249 dólares. Ou seja, cerca de 190 euros, numa conversão direta para a moeda única. Trata-se de um valor ainda mais significativo, a partir do momento em que se percebe que a maioria dos computadores capazes de correr o sistema operativo Windows 8 situam-se na casa dos 500 a 1000 dólares (385 a 770 euros).

Características

Peso: 1,1 Kg
Espessura: 2 cm
Webcam integrada
Duração da bateria: 6,5 horas
-Monitor de 11.6 polegadas (1366×768)
-Porta USB 2.0 / Porta USB 3.0 / Porta HDMI

O “Chromebook” funciona através do “Chrome OS” que, segundo a Google, fá-lo iniciar a sessão em segundos. Outra das diferenças encontra-se no facto de o computador não ter disco rígido. Todos os dados são armazenados numa “nuvem” da Internet, normalmente gerida pela Google, através do Google Drive. Nos primeiros dois anos após a compra do portátil, o utilizador tem direito a 100 GB de armazenamento gratuito.

Talvez seja por causa disto que a empresa norte-americana diz que não é necessário instalar qualquer programa de antivírus, tendo em conta que tudo fica em segurança, na “cloud”, vigiado pela própria Google. Ainda assim, aquilo que realmente se assemelha a uma “nuvem” é o peso do “Chromebook”: 1,1 Kg. Esta é uma das características que o torna, literalmente, portátil, e um computador com potencial para se intrometer no mercado da Apple e da Microsoft.