Sim, nem mesmo o Super-Homem consegue tolerar as mudanças que o mundo jornalístico sofreu nos últimos anos. “Spoiler alert”! No número 13 da banda-desenhada (BD) a que dá o nome, Clark Kent, o alter-ego do “Homem de Aço”, despede-se do Daily Planet, jornal em que trabalha desde o número 23 do livro “Action Comics”, de 1940.

No entanto, no universo da BD atual, Clark Kent faz referência para o facto de ser jornalista há cerca de cinco anos. É com essa informação que começa a confrontar o seu editor, Perry White, para depois lhe dizer que parece ser a única pessoa a acreditar que “as notícias devem ser acerca de…notícias?”.

No fundo, Kent mostra-se desapontado por o jornalismo atual basear-se mais no entretenimento do que na informação, algo que Perry White tem vindo a adotar no Daily Planet. E é por causa disso que o Super-Homem deixa o jornal de Metropolis.

Scott Lobdell, o escritor da BD, disse ao “USA Today” que não vê, agora, Clark Kent enviar currículos para onde quer que seja. A partir daqui, o objetivo pode passar por dar ao jornalista um papel mais interessante do que o que tem tido: “Em vez de o Clark representar este uniforme trapalhão que o Super-Homem veste, vamos passar a vê-lo impor-se nos próximos anos como uma pessoa que usa a internet e as ondas de rádio para falar uma verdade indesmentível”.

A imprensa pode ter perdido um grande homem, mas parece que o jornalismo online e radiofónico vão ganhar um Super-Homem.