Ao que parece, em 2013 as bandoletes vão voltar a estar na moda. E não apenas para o público feminino. Mas da mesma forma que hoje em dia quase ninguém se contenta com um telemóvel que apenas dê para fazer chamadas, também ninguém quer bandoletes que só sirvam para segurar ou adornar o cabelo.

No fundo, toda a gente sabe que uma bandolete quer-se é para ler ondas cerebrais. Pelo menos é isso que acha a InteraXon, uma empresa tecnológica de Ontario, nos EUA. A equipa norte-americana, composta por engenheiros, neurocientistas e designers, desenvolveu o protótipo de uma espécie de bandolete que traduz os sinais elétricos enviados pelo cérebro.

Deram-lhe o nome de “Muse”, fazendo referência às musas da Grécia antiga, que usavam um adereço semelhante e, além disso, inspiravam conhecimento e sabedoria aos mortais. Na verdade, é mais ou menos o que o aparelho pretende fazer.

Potencial da “Muse”

A “Muse” lê os sinais elétricos enviados pelo cérebro e pode adaptá-los ao mundo real, como, por exemplo, ao desligar automaticamente a televisão quando o utilizador adormece

Usar o poder da mente

Assim que os quatro sensores da “Muse” estiverem encostados à testa do utilizador, abre-se todo um novo mundo de possibilidades. Controlar aplicações de smartphones com a mente, jogar videojogos em tablets com o intelecto, ou, por exemplo, selecionar música através do estado de espírito que as ondas cerebrais emanam da bandolete para o telemóvel, são algumas das ações possíveis.

Um dos principais objetivos da InteraXon é fazer com que as pessoas exercitem e eduquem o cérebro. A bandolete “mágica” mede as ondas deste órgão em tempo real e envia a informação para o dispositivo iOS ou Android do utilizador. Isto permite a qualquer pessoa, por exemplo, saber quando deve reduzir o stress, ou quando deve alterar o estado de espírito para se sentir física e emocionalmente melhor.

A “Muse” estabelece comunicação com qualquer aparelho de forma wireless e através do sistema Bluetooth. O protótipo está feito, mas, para produzir em massa, a InteraXon precisa de um financiamento de 150 mil dólares (cerca de 115 mil euros), e está a pedi-lo num site de “crowdfunding”. O objetivo é disponibilizar a bandolete “Muse” para toda a gente a partir de meados de 2013, por 199 dólares (cerca de 150 euros).