A dupla “Sea+Air” é composta pelo casal Daniel (voz, guitarra, bateria, pratos, sinos) e Eleni Benjamin (voz, cravo, órgão, bateria) – ele alemão, ela grega. A 10 de novembro vêm dar música ao Porto, no Plano B, depois de uma tour que já começou em outubro de 2011 e ainda não terminou.

Uma cravista com medo de voar e um guitarrista com medo do mar ou uma baixista que toca com os pés e um baterista que preferia estar numa banda punk. São muitas as formas com que este casal se descreve, mas garantem que Sea Air é tudo isto e muito mais.

Datas

10 Novembro – Plano B, Porto

11 Novembro – FNAC Mar Shopping, Gaia

14 Novembro – Pensão Amor, Lisboa

15 Novembro – Auditório Municipal, Pinhal Novo

16 Novembro – Sociedade Harmonia Eborense, Évora

17 Novembro – Timília das Meias, Montijo

18 Novembro – FNAC Vasco da Gama, Lisboa

O álbum de estreia, “My Heart’s Sick Chord”, foi lançado o ano passado. Daniel Benjamin tentou durante 10 anos: escrever, gravar, dar concertos em todo o mundo… sem sucesso. O verão de 2010 foi o momento chave para o surgir da banda: o casamento com Eleni permitiu-lhes acompanhar a tour europeia de Whitney Houston.

Rapidamente perceberam que tinham cativado a “audiência mainstream” e a alteração oficial da banda não tardou: este já não era, definitivamente, um projeto a solo. No primeiro álbum, Daniel e Eleni comprovam a harmonia “quase sobrenatural” das duas vozes – acompanhadas por cinco instrumentos – e, inspirados pelo barroco de J. Bach, dedicaram o trabalho ao instrumento preferido do compositor: o cravo. No disco de lançamento incluíram a música “Do Animals Cry?”, dedicada ao movimento PETA, pela libertação dos animais.

O projeto dos dois músicos superou as expectativas e tem alcançado prestígio mundial. A dupla já acompanhou em tour artistas como Sufjan Steven, White Stripes, The Flaming Lips e até de Whitney Houston.