Este fim-de-semana marcou o arranque do Campeonato Nacional Universitário de Vela Grand Surprise 2012/2013, onde a Universidade do Porto (UP) teve duas equipas representadas.

Simplesmente designados de U. Porto 1 e U. Porto 2, e compostos por elementos femininos e masculinos das faculdades da FEUP, FBAUP, FCUP, FAUP e ICBAS, os conjuntos mostraram um bom desempenho pelas águas do rio Tejo, na Doca de Santo Amaro, em Lisboa, onde a prova se realizou.

Logo no primeiro dia da competição, as duas equipas da UP apuraram-se para a final de domingo, depois de terem ganho as suas rondas, à frente das equipas da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade do Minho e do Instituto Superior Técnico.

O dia da final não foi tão positivo, mas, ainda assim, permitiu à UP trazer para casa uma medalha de bronze, depois de a U. Porto 2 concluir a prova em terceiro lugar. A U. Porto 1 ficou apenas um lugar atrás. A grande vencedora da corrida foi a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), com um dos conjuntos da Universidade Nova de Lisboa a completar o pódio.