Kim Schmitz, também conhecido como Kim Dotcom, é o fundador do Megaupload e dos sites associados. Neste momento, Schimtz está na Nova Zelândia, em risco de ser extraditado para os Estados Unidos, onde é acusado de inúmeros crimes de violação de direitos de autor. Mas nem isso trava o programador alemão.

Esta semana, confirmou o lançamento de um novo serviço online, denominado “Megabox“, para fãs e artistas de todo o mundo. A nova plataforma oferece uma ligação direta entre artista e fã, dedicando-se à venda e compra de músicas. É uma forma de “fazer frente às editoras”, já que deixam de precisar delas e “fogem” às taxas que as mesmas cobram para a divulgação dos álbuns.

Os utilizadores do serviço podem aceder a estes conteúdos em troco de visualização de publicidade. Caso os fãs não o pretendam, terão de comprar as músicas que pretendem ouvir. Há quem já classifique o Megabox como o novo Napster, mas este serviço vai ser completamente gratuito – e legal, garante Dotcom. Para além disso, disponibilizará ainda listas com as músicas ouvidas recentemente, a possibilidade de partilha nas redes sociais e uma infinidade de novas aplicações. Na página “Eventos” será ainda possível aceder a todos os concertos e espetáculos programados para qualquer parte do mundo.

O MegaBox vai estar disponível para uma grande variedade de plataformas, incluindo as móveis. O lançamento está marcado para 19 de janeiro de 2013 – curiosamente, um ano depois do encerramento do Megaupload, pelo FBI.

Se este novo “modelo de negócio” for implementado como pretende Dotcom, a indústria musical pode nunca mais ser a mesma, revolucionando a forma como os utilizadores da internet acedem aos conteúdos. Mas DotCom acredita que esta será uma forma de diminuir a pirataria e mesmo de retribuir aos músicos os lucros sobre os trabalhos que criam.

Megaupload volta ao ativo

O Megabox não vai ser um substituto do Megaupload, muito pelo contrário. Será, antes, um dos sites associados, já que a nova versão do Megaupload também está para breve e alguns rumores referem o dia 20 de janeiro de 2013. Desta vez, porém, os ficheiros carregados vão ser encriptados e só são disponibilizados através da inserção de uma password. O objetivo é que Dotcom seja ilibado de qualquer responsabilidade sobre o que é colocado nos seus servidores pelos milhares de clientes da plataforma.

Kim Schmitz foi detido pelo FBI a 20 de janeiro deste ano, na Nova Zelândia. É acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito, pelas autoridades norte-americanas. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que o programador já tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site, que chegou aos 50 milhões de utilizadores por dia.