O feriado 1 de Novembro é um dos que será abolido já no próximo ano. Por isso mesmo, há que aproveitar o último “Halloween” livre de preocupações com o trabalho ou as aulas do dia seguinte. E mesmo sendo uma festa tipicamente americana, Portugal é um dos países que já se rendeu à tradição. No Porto, são muitas as opções para fazer desta, uma noite especial. O JPN deixa-lhe algumas sugestões.

Black Halloween, Ateneu Comercial do Porto

A festa do Ateneu já é quase uma tradição para muitos. Este ano, é a 4.ª edição da Black Halloween – Haunted Mansion”, da produtora WeLove Events. O mote é “Serias capaz de voltar à mansão assombrada” e o dress code obrigatório é “full black”, como quem diz, preto da cabeça aos pés. A animação fica a cargo de “O Baile dos Quentito’s” e outros nomes. A inscrição é obrigatória e o preço no dia ronda os 15 euros, com oferta de uma bebida. Um Halloween mais sofisticado que começa à meia noite de dia 31.

Hell’o’ween, Hard Club

O Halloween é festejado no Hard Club com sons de drum and bass, em duas festas em simultâneo. A sala 1 vai acolher o The Next Level: Hell’O’Ween com “DJ Hype”, acompanhado pelo “MC Daddy Earl”. Pela noite dentro atuam ainda os ingleses “Sigma” e os portugueses “Subway”, “Blast”, “Evil Pupil” e “Original Pressure”. Já a sala 2 recebe o “DJ David J”. A festa começa à meia noite e tem o preço de 15 euros, no dia.

Mansão Assombrada, Twin’s Foz

O Twins Foz vai sofrer uma verdadeira transformação. Vai ser uma verdadeira mansão assombrada, com “uma série de criaturas horrendas e música de grande qualidade”, garantem. Para marcar presença é preciso estar na guest list. Elas pagam cinco euros com duas bebidas e eles pagam oito euros consumíveis. Os preços prometem ser “low cost” e a noite, arrepiante. A animação está a cargo dos DJ’s “The Fucking Bastards”, “Let There Be Rock”, “MIB” e “Ricci Ferdinand”.

Halloween Académico

Os estudantes também não faltam às comemorações e qualquer noite antes de um feriado é desculpa para celebrar. As associações respondem com festas em quase todas as faculdades e quase que permitem uma “tour Halloween”.

Para quem quer sair de casa mais cedo, acontece o “Legisloween“, na Faculdade de Direito (FDUP), com a atuação da Legislatuna. A festa começa às 19h30, a entrada custa apenas dois euros e dá direito a “duas comidas e uma bebida”. Para os mais criativos, há ainda o prémio para a melhor máscara.

Na Faculdade de Arquitetura (FAUP), o típico churrasco versão Halloween começa às 22h00 e, uma hora depois, “sobem ao palco” os “The Lazy Faithful”. As febras são à borla e dão para aquecer o estômago e redobrar as forças. As bebidas, a preços académicos, prometem matar a sede.

Quem quiser uma noite com mais euforia, pode sempre recorrer ao “Alcoholoween“, da Faculdade de Letras (FLUP). Um verdadeiro “rally das tascas”, a começar às 23h30. A inscrição deve ser feita previamente, com a constituição de equipas com o máximo de seis elementos, e tem o custo de dois euros até às 19h00 do dia 31.

A noite acaba na Faculdade de Medicina (FMUP), onde é o “XXIV Baconal Amarelo – Halloween Edition” que faz furor. A festa acontece na discoteca Via Rápida, dia 31, e conta com a presença dos Dj’s “Luís Pessoa”, “Pé de Samba” e “Amarelo Som Sistema”. A entrada custa seis euros, em pré-venda, com oferta de uma bebida.