O objetivo é renovar uma das zonas mais movimentadas e conhecidas da cidade. Segundo a Câmara do Porto, o troço, que vai desde a Praça Mouzinho de Albuquerque (conhecida como Rotunda da Boavista) e a Rua O 1.º de Janeiro, necessita de uma renovação a vários níveis.

Por isso, foi lançado um concurso público – já publicado em “Diário da República” – que anuncia uma intervenção no valor de sete milhões de euros para um prazo de 600 dias.

Desta forma, a área, que compreende mais de dois quilómetros, vai ser alvo de uma requalificação completa. Segundo o gabinete de comunicação da Câmara do Porto, as principais operações vão incidir sobre as estruturas de abastecimento e drenagem de água, esgotos, iluminação pública, semáforos e piso, através de uma repavimentação. Com esta medida, também está prevista a construção de uma ciclovia.

O concurso público está a ser promovido pela empresa Gestão de Obras Públicas (GOP), que vai entregar o empreendimento a quem aliar o preço mais atrativo (60% de peso na decisão) à melhor capacidade técnica (40% de peso na decisão).