Esta terça-feira, sentiu-se uma grande perturbação na Força. Na verdade, qualquer fã da saga “Star Wars” reconhece esta deixa de Obi-Wan Kenobi e, realmente, ela não poderia adequar-se melhor à notícia que George Lucas deu ao mundo: a “Guerra das Estrelas” é agora propriedade da Walt Disney.

O pai da maior saga estelar cinematográfica “queria entrar numa nova fase da vida, em que não estivesse no mundo dos filmes” e, sendo assim, decidiu vender a Lucasfilm – produtora da “Guerra das Estrelas” – à Disney, por 4.05 mil milhões de dólares (cerca de 3 mil milhões de euros).

Tendo em conta que a Lucasfilm também é proprietária, entre outros, de filmes como “American Graffiti” e o icónico “THX 1138” (uma das imagens de marca de George Lucas), e ainda da saga “Indiana Jones”, tudo passa a ter o logótipo da Disney.

Contudo, é, sem dúvida, a passagem de “Star Wars” para a empresa de Mickey e companhia, que mais se destaca no anúncio feito por George Lucas (visível e audível, para os incrédulos, no canal do YouTube de “Star Wars”). “Eu sabia que queria colocar a empresa em algum lado, numa entidade maior, que pudesse protegê-la. A Disney é uma corporação enorme (…) que tem uma força muito grande”, disse.

“Dado o grande sucesso que a Disney teve com a Marvel e com a Pixar e, agora, adicionando a Lucasfilm, acho que não podíamos estar numa casa melhor”, afirmou Kathleen Kennedy, a nova responsável pela saga “Star Wars” dentro da Disney. De facto, depois de ter adquirido a Pixar, em 2006, e de em 2009 ter comprado a Marvel, a Walt Disney passa a deter um monopólio “hiper-mediático” e multimilionário.

Os filmes da saga de Lucas

A saga “Star Wars” é composta por seis filmes, divididos por duas trilogias.
1.ª Trilogia:
“Star Wars Episode IV: A New Hope” (1977)
“Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back” (1980)
“Star Wars Episode VI: Return of the Jedi” (1983)

2.ª Trilogia:
“Star Wars Episode I: The Phantom Menace” (1999)
“Star Wars Episode II: Attack of the Clones” (2002)
“Star Wars Episode III: Revenge of the Sith” (2005)

Vem aí uma nova trilogia

Mas a perturbação na Força não ficou por aqui. George Lucas anunciou também que tem argumentos preparados para mais três filmes da saga, ou seja, os episódios “VII, VIII e IX”. “Eu disse que não ia fazer mais filmes, e é verdade. Mas isso não significa que não esteja disposto a passá-los para a Kathy”, revelou Lucas.

“Definitivamente, nós vamos fazer mais filmes Star Wars”, confirmou logo de seguida Kathleen Kennedy. “Queria ter a certeza que não ia estar sozinha nisto, porque é importante que ele [George Lucas] continue a ser o meu anjo da guarda. (…) O meu Yoda tem de lá estar”, brincou Kennedy, ao fazer referência para o facto de que George Lucas vai continuar a ter influência na criação do novo universo “Star Wars”, agora como consultor criativo.

Um comunicado da Disney indica que a exibição do episódio VII está prevista para 2015. Resta agora saber se a nova trilogia vai criar mais aventuras para Luke Skywalker e Han Solo, ou se outras personagens vão tomar o lugar dos protagonistas. Teremos Chewbacca? Um “cameo” de Harrison Ford? A única coisa que sabemos é que se vai passar numa galáxia muito, muito distante.