Utilizar as novas tecnologias para que a terapia da fala seja possível em casa é o pressuposto do “linguinhas”. Segundo Célia Clemente, a ideia para este projecto surgiu perante a “inexistência de material de intervenção no mercado”. A aplicação para tablet e smartphone vai ter jogos para as crianças e informações para os mais velhos para que nenhum problema fique por resolver até aos 6 anos de idade.

Focado essencialmente nas deficiências da fala derivadas de problemas musculares na face, o linguinhas vai oferecer um conjunto de exercícios terapêuticos para que nenhuma letra fique por dizer. A aplicação vai ser uma ferramenta de treino linguistico e muscular para as crianças. Para além disso, quer ser esclarecedor para os pais e divertido para os filhos.

A aplicação vai estar dividida em duas partes: “Brincar” e “Estudar”. Segundo Célia Clemente, a zona de “Brincar” vai ser direccionada para as crianças e contém jogos e exercícios com os músculos da boca, palavras e fonemas. “Estudar” vai ser dedicado a pais e profissionais de saúde e vai conter uma biblioteca de informação, conselhos e orientações sobre os problemas em causa.

A aplicação venceu o prémio do público no concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto: IUP25K mas ainda não está disponível no mercado. A equipa do projecto prevê o lançamento de um protótipo em Março/Abril de 2013. Atualmente, as criadoras do projecto procuram financiamento para o lançamento no mercado. Quando estiver disponível, a aplicação custará 15 euros.