Abriu as portas em 1941 e, passados quase 71 anos, recebe uma importante distinção. O Coliseu do Porto é, a partir desta sexta-feira, um monumento de interesse público. A portaria que oficializa o título foi publicada em Diário da República e assinada pelo ex-secretário de Estado da Cultura.

Nela, Francisco José Viegas realça, da obra, o “carácter matricial, o génio do respectivo criador, o seu valor estético intrínseco, a sua concepção arquitectónica e urbanística, a sua extensão e o que nela se reflecte do ponto de vista da memória colectiva”.

O edifício do Coliseu do Porto foi concebido pelo arquiteto Cassiano Branco (1897-1970), representando um ícone modernista da cidade do Porto. Francisco José Viegas refere que a influência do arquiteto na obra reflete-se “na forma como cumpre um programa festivo e no modo como encaixa este novo equipamento na rua e na cidade, adquirindo este, desde logo, o estatuto de referência urbana”.

Quem passa pela Rua de Passos Manuel, onde se encontra o Coliseu, consegue aperceber-se do “desenho assimétrico da fachada, que joga com a torre sobrepujada e a pala sobre a entrada”. Mas quem lá entra não deixa de reparar na “sala de espetáculos, desenhada em forma de ferradura”. A conjugação de todos estes elementos foi determinante para a distinção como monumento de interesse público.