Sofia Mesquita tem 27 anos e, durante o último ano, desesperou à procura de um emprego. A licenciatura e a frequência no mestrado em Comunicação Estratégica da Universidade Técnica de Lisboa pareciam não chegar. “Ao fim de algum tempo comecei a ficar desmotivada porque não chegavam respostas e percebi que tinha de escolher outra forma de sobressair. Fiz algumas entregas de currículos de porta em porta, mas o resultado foi o mesmo”, conta Sofia, ao Boas Notícias.

Um dia, teve um rasgo de criatividade que lhe rendeu um currículo em vídeo que já atingiu as 35 mil visualizações no Youtube – em apenas seis dias. A inspiração partiu daquela que já é uma ferramenta diária para muitos jovens: o Facebook. “Surgiu-me a ideia de criar um Facebook à mão. Poucos dias depois, comecei a construir tudo na minha cabeça e fui comprar uma cartolina branca. Depois foi só pôr mãos à obra!”, conta.

Foram cerca de três horas por dia, durante duas semanas, só dedicadas às artes, entre o desenho e o corta e cola. Transpôs a sua própria página do Facebook para o papel, com todos os detalhes pessoais, profissionais, as fotografias, os amigos e até a janela de notificações. Documentou o processo em fotografias – acabou com 316 imagens – e passou à produção do filme.

O vídeo “demorou dois ou três dias, incluindo a escolha da música”, já que foi tudo levado ao pormenor, para que “não se tornasse aborrecido”, conta. O objetivo foi cumprido. A divulgação foi feita em várias plataformas e atingiu um nível viral, de que Sofia não estava à espera. “Recebi imensos elogios e comentários positivos, sei que houve e ainda há muita gente a partilhar o vídeo, nomeadamente muitas pessoas que não conheço. O feedback tem sido inacreditável”, desabafa a jovem.

Propostas de emprego, no entanto, não têm sido tão abundantes. “Recebi alguns contactos mas infelizmente ainda não houve nenhuma proposta em concreto”, explica. Mas Sofia garante: “a esperança é a última a morrer”.