Foram 420 as licenciaturas, mestrados e doutoramentos analisados, entre o universo de 3500 existentes no ensino superior público e privado. Da análise, resultou o encerramento de 107 cursos – 81 dos quais são em universidades e apenas 26 em institutos politécnicos -, que obtiveram resultado negativo por não cumprirem as regras básicas para se manterem em funcionamento.

Esta avaliação, da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), começou há três anos e prevê-se que demore mais cinco. Já tinha encerrado anteriormente quase 800 cursos e tinha agora cerca de 850 com indicadores negativos. Estabeleceram contacto com as universidades, “para perceber o que podia ser feito” e, de uma nova fase de avaliação, resultou uma nova onda de encerramentos que culminou nos 420 analisados.

Destes 420 cursos, apenas 45 não se mantiveram intocáveis, enquanto 242 foram “aprovados preliminarmente”, com alterações propostas que devem ser corrigidas prontamente. Quanto aos 107 cursos encerrados, resta-lhes dois anos para cessar a atividade: a partir de agora deixam de admitir alunos e proporcionam, apenas, a hipótese de os alunos os concluírem.

Os restantes cursos (cerca de 3000) ainda não foram avaliados, tendo ficado apenas por uma aprovação preliminar. A agência garante, no entanto, que estes, encerrados até agora, foram os “piores cursos” que encontrou e que espera uma “melhoria de resultados”.