Apesar de o executivo de Rui Rio apresentar, esta terça-feira, em reunião camarária, uma proposta de alteração ao orçamento para a habitação social, em que defende a subtração de 2.3 milhões de euros ao mesmo, também hoje foi divulgado o lançamento de um concurso público para a realização de obras em cinco bairros municipais do Porto, no valor de 1.9 milhões de euros.

A empreitada, que compreende um prazo de 210 dias, destina-se aos bairros Agra do Amial, Bom Sucesso, Carvalhido, Outeiro e Regado. Em “Diário da República”, onde o concurso público promovido pela Domus Social – a empresa de Habitação e Manutenção da Câmara do Porto – foi publicado, é descrita uma intervenção que visa “genericamente, o reforço estrutural de consolas” destes agregados.

Os concorrentes têm até dia 24 para apresentar candidaturas, que devem ter especialmente em conta o preço proposto para as obras, visto que esse fator terá um peso de 70% na decisão final.

Este é o segundo concurso público para empreitadas de grande envergadura que a Câmara do Porto lança no espaço de uma semana. No fim de outubro, já tinha sido anunciada a abertura de candidaturas para a requalificação do troço nascente da Avenida da Boavista, no valor de sete milhões de euros.

Bairro S. Vicente Paulo sem “luz verde”

A Câmara do Porto também já se pronunciou perante a proposta da CDU para o bairro de S. Vicente Paulo, em que defendia a requalificação do único bloco que não tinha sido destruído na demolição levada a cabo em 2008.

A autarquia rejeitou avançar com qualquer obra no local e declinou, também, fazer um estudo sobre a viabilidade para construir habitações nos terrenos devolutos da zona, outro dos pontos da proposta do partido de esquerda.