Para quem tem receio de andar com o iPhone à mostra em certas zonas a determinadas horas do dia, para quem quer andar prevenido para o que der e vier, ou até mesmo para quem quer passar por James Bond, este é o produto certo. Uma empresa norte-americana focada no design de dispositivos de segurança móveis, criou uma capa para iPhone com um compartimento próprio para colocar um spray de gás-pimenta.

A “capa/arma” chama-se Spraytect e foi idealizada por Scott McPherson, diretor da empresa com o mesmo nome, quando tentava encontrar algo que pudesse proteger a filha na universidade, mas que fosse “fácil de transportar ou socialmente aceitável”. Não encontrou nada no mercado. Mas, como diz o ditado – “se queres uma coisa bem feita, tens de ser tu a fazê-la” -, McPherson lembrou-se que, se há algo de que os jovens não prescindem, é o telemóvel. Camuflar um dispositivo de segurança, como o spray, num aparelho que está sempre à mão, foi a solução encontrada por este “pai-galinha”.

Efeitos do gás-pimenta

-Tosse
-Náuseas
-Falta de ar
-Cegueira temporária
-Incapacidade motora momentânea

Na compra da Spraytect, além da capa com o compartimento especial, vem incluída uma garrafa de gás-pimenta. Este spray é o mesmo utilizado, por exemplo, pelo exército dos EUA e pelo FBI, composto por uma mistura de vários pimentos, sendo o principal, o habanero, conhecido por atingir um dos níveis mais altos na escala de Scoville (a escala que mede a ardência de plantas picantes).

Nas instruções do dispositivo, é explicado que existem dois modos de segurança que é preciso desligar para aplicar o spray, garantindo que ele não seja ativado acidentalmente. No entanto, para quem quiser tirar da capa o compartimento do gás-pimenta, pode fazê-lo, tendo em conta que é removível.

Disponível em quatro cores diferentes (“quem diz que a segurança não pode ser chique?”, é referido no site do produto), a Spraytect destina-se, para já, ao iPhone 4 e 4s. A criação da capa para iPhone 5 está em curso. O dispositivo custa cerca de 40 dólares (30 euros) e pode ser comprado na Amazon, para quem não vive nos EUA.