O projecto de arquitectura “Cactus”, com origem portuguesa, venceu um prémio na edição de 2012 do concurso “Architecture at Zero”.

O trabalho foi destacado entre o conjunto de propostas para uma residência de estudantes na University of California, Merced.

O telhado do edifício prevê a existência de painéis fotovoltaicos, responsáveis pela produção de 63% da energia necessária. A restante produção fica a cargo de aerogeradores. A água das chuvas, bem como a que circula no subsolo, serão aproveitadas, por exemplo, na refrigeração, durante o Verão.

Como explicou à Lusa a arquitecta Guida Gonçalves, uma das integrantes do grupo, “este é um concurso meramente de ideias, mas é também uma forma de perceber quais são as soluções possíveis para atingir metas de redução de 50 a 75 por cento de utilização de energia da rede eléctrica”.

Em delcarações ao P3, Ren Ito, um arquitecto japonês que fez parte da equipa do projecto, revelou a fonte de inspiração da proposta. “Estudámos várias espécies de cactos, para percebermos como estas plantas aproveitam a água e como garantem a refrigeração, em regiões áridas. O nosso edifício baseia-se na lógica de sobrevivência dos cactos, o que explica o nome do projecto”, garante.

Quanto à implementação da ideia, o arquitecto afirmou que “a decisão ficará a cargo da University California, Merced”.

O concurso “Architecture at Zero” propõe, entre outros desafios, a criação de edifícios autosustentáveis, em termos energéticos, destinados a funções administrativas ou à residência dos estudantes.