No próximo sábado, dia 10 de Novembro, O Bairro dos Livros vai percorrer as ruas da cidade do Porto, a partir das 15h00, com uma série de atividades relacionadas com a leitura.

“Esta viagem” começa dentro do elétrico do Porto, onde o grupo de teatro “Máscara Solta”, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai dar vida à peça “Trans-“. O percurso começa na Praça dos Leões e termina na Batalha, para depois retomar ao centro do Bairro. A viagem é gratuita e não necessita de marcação. Mas há uma condição: levar um livro consigo.

Mais tarde, às 16h00, na Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), “Fernando Pessoa”e “Che Guevara” juntam-se para uma conversa com Bernardino Guimarães. No final da entrevista, o público pode colocar questões às duas figuras históricas.

As propostas continuam no Gato Vadio, situado perto de Miguel Bombarda, com o curso livre online “Círculo Rimbaldiano”. Os interessados podem procurar o curso na plataforma Moodle, sobe o tema “Barcos ébrios em viagem”.

Durante a noite, a festa tem lugar no café Moustache, onde será exibido o filme “Vai e Vem” de João César Monteiro. A sessão está marcada para as 22h00 e não é cobrado bilhete de entrada.

Mas também as crianças podem desfrutar deste dia, com atividades especialmente dirigidas a este público. Durante a parte da tarde, às 15h00, o grupo Aventuras Urbanas, vai receber as crianças na Unicepe, para uma oficina infantil onde se propõe a reciclagem de materiais e recriação de novos objetos. Segue-se uma nova atividade na Biblioteca Musical, às 16h00, Rita Pinto traduz através de gestos o conto “A Onda”, de Suzy Lee.

O Bairro dos Livros tem lugar dia 10 de Novembro, na cidade do Porto, e tem como tema “Ler é um vai e vem”. A par de todas as atividades do evento, durante o dia, as alfarrabistas e livrarias aderentes vão ter descontos em todos os livros.