Depois de Portugal ter ganho a organização do European Universities Championship Beach Volleyball 2013 (EU Beach Voleyball 2013), para a Federação Académica do Porto, já se conhecem as datas do evento. O campeonato europeu de Voleibol de Praia será disputado entre 22 e 28 de julho. Os jogos serão realizados na praia, em frente ao Edifício Transparente. Nesta competição, participam apenas equipas de Universidades.

Já o World University Championship Beach Volleyball 2014 (WUC Beach Volleyball 2014) realizar-se-á na última semana de julho do mesmo ano. O espaço é o mesmo da competição anterior, mas este campeonato já será disputado entre seleções.

Miguel Maia, ex-jogador da modalidade pelo Sporting de Espinho e considerado um dos melhores de sempre, será o padrinho dos dois eventos.

A organização do Europeu e do Mundial foi atribuída à Federação Académica do Porto, em parceria com a Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto, e estando sob a tutela da Federação Académica do Desporto Universitário. Estes eventos contam também com a parceria da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer.