Ainda não existem posições oficiais quanto à participação dos estudantes do Porto na manifestação de dia 22 de novembro, convocada por Associações de Estudantes de Lisboa.

Ainda assim, Diogo Faria, presidente da AEFLUP, garante ao JPN que os alunos da Faculdade de Letras estarão presentes na mobilização “em nome da universidade pública e contra os ataques que a ela têm sido dirigidos”. “É lamentável que o ensino democrático que devia ser para todos exclua milhares de jovens de prosseguirem os estudos pelas propinas e ausência de ação social decente”, sublinha.

Incentivados pelos recentes cortes no orçamento das universidades e pelas queixas do Conselho de Reitores, os estudantes acreditam que “este é o momento para agir democraticamente em defesa dos estudantes. Não é possível esperar mais”.

Por isso mesmo, e com a certeza de que “só a mobilização a Lisboa poderá neste momento defender os direitos estudantis”, Diogo Faria espera que agora, “também que outras estruturas associativas, como a FAP , percebam que este é o momento de investir esforços na defesa dos direitos estudantis”.