Durante os anos em que foi jornalista da secção de viagens e lazer do jornal New York Times, Barbara Ireland despertou o interesse de milhões de leitores para os países e cidades mais memoráveis do mundo. Agora, a editora Taschen publicou um livro com as crónicas escritas para o jornal, de onde se destaca o elogio à Pousada do Freixo: uma “visita obrigatória na cidade do Porto”.

A pousada situa-se junto do palácio que lhe deu nome, o Palácio do Freixo, concebido a meio do século XVIII pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Mais recentemente, o espaço foi alvo de uma requalificação, que lhe possibilitou integrar a pousada, composta por restaurante, bar, salas de estar, salas de reuniões e 88 quartos.

Terá sido a combinação destes dois lugares (palácio/pousada), o estilo barroco e a própria influência do italiano Nasoni que tornaram a visita à Pousada do Freixo tão imprescindível para Barbara Ireland.

The New York Times: 36 hours. 125 Weekends in Europe” contém 644 páginas com detalhes de visitas feitas a 125 destinos europeus. “Cultura, história, paisagem natural, gastronomia, obras de arte, arquitetura e estilo” são alguns dos assuntos abordados no livro, que inclui, até, “uma descida de trenó na Madeira”, pode ler-se na sinopse, que faz referência para as tradicionais descidas com carros de cesto do arquipélago.