Em outubro, numa reunião camarária, o Partido Socialista (PS) tinha lançado a proposta de requalificar o Largo da Lapa, no Porto, que há bastante tempo vem servindo como lugar de estacionamento para quem por ali mora e para os visitantes da Igreja da Lapa.

Partindo do princípio de que o objetivo é voltar a dignificar o local, dando-lhe um carácter pedonal, a proposta foi aprovada por unanimidade e, agora, a câmara do Porto abriu um concurso público, publicado em “Diário da República”, em que aceita a candidatura de sugestões de trabalhos de intervenção na zona.

No anúncio, é referido que as propostas devem ser enviadas até ao início de dezembro, das quais a autarquia escolherá cinco, para, numa fase mais avançada, optar pela mais indicada consoante os critérios de seleção.

A “adequabilidade” e a “originalidade e inovação da solução proposta” são os fatores que têm um maior peso na decisão: 35%. A “capacidade de indução de valorização da [área] envolvente” (30%) é outro dos pontos valorizados pela autarquia.

Os candidatos também devem ter o cuidado de, na elaboração das propostas, evocar a “memória de D. Pedro IV”, “organizar o espaço tendo em conta as questões de trânsito”, “apontar uma eventual ligação ao Quartel Militar no caso de este vir a ter outra função” e “evidenciar a posição da Igreja [da Lapa]”.