Esta terça-feira, no Parlamento, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, revelou, em parte, aquilo que o Orçamento de Estado para 2013 reserva para a estação pública de rádio e televisão portuguesa.

Como já se esperava, a RTP vai ter acesso a menos verbas do que no ano corrente. O dinheiro público vai resumir-se a 52 milhões de euros, ou seja, menos 42% do que em 2012. A redução para quase metade do orçamento a que a RTP teve direito este ano, terá muito a ver com os gastos avultados de alturas passadas que, segundo o Governo, não podem voltar a suceder.

Em 2013, esta poupança vai ser possível com a continuação da não transmissão de jogos da Liga dos Campeões – direitos agora detidos pela TVI – e da primeira Liga Portuguesa, um dos trunfos antigos mais caros da televisão estatal. “Entre 2004 e 2010, o futebol custou à RTP 109 milhões de euros. Não estamos em tempo de ter esse tipo de despesa”, disse Miguel Relvas.

A classificação dos conteúdos que representam interesse de serviço público é outra das razões apontadas para o fim da transmissão dos jogos europeus. “O que considerei de relevante interesse público é a passagem, em canal aberto público, dos jogos da Seleção Nacional e, mesmo assim, é um investimento significativo”, referiu ainda Relvas, valorizando a continuidade da transmissão, pela RTP, dos jogos da seleção portuguesa de futebol.