A Livraria Académica é um marco na história da cidade do Porto. Esta sexta-feira, apesar do negócio já não ser o que era, comemora 100 anos de vida.

É no número 10 da Rua Mártires da Liberdade que fica a Livraria Académica. Os colecionadores já sabem a morada de cor, não fosse a Livraria que já deteve manuscritos de livros como “A Mensagem” de Fernando Pessoa ou “O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queiroz.

Comemorações do Centenário

Esta sexta-feira, pelas 17h, o jornalista e historiador Germano Silva estará presente na Livraria para uma conferência, onde ainda será inaugurada uma mostra de livros sobre o Porto e Trás-os-Montes. No Palacete Viscondes de Balsemão, decorre ainda o Colóquio que tem como tema principal a Livraria: “Memória e Património: o lugar do livro no centenário da «Renascença Portuguesa» e da Livraria Académica”.

Por isso mesmo, é vocacionada especialmente para os amantes da Literatura de autores portugueses, mas os temas não se ficam por aqui. Da História à Ciência, são centenas os livros que ocupam as estantes do espaço [fora aqueles que não estão à vista de quem passa].

Fundada em 1912, por Guedes da Silva, é agora propriedade de Nuno Canavez, que cuida do negócios dos livros há mais de 60 anos. Fez dela o melhor sítio para se procurar de tudo um pouco. Tanto, que nem ele sabe os livros que lá guarda. O certo é que entre lombadas, há muitas raridades e os preços vão dos cinco aos cinco mil euros: o sítio perfeito para se encontrarem pechinchas de grande autores e enciclopédias únicas com cheiro a raridades de oitocentos.

Com muitas histórias para contar – inclusive a de “um determinado senhor que durante dez anos observou as montras, tomou apontamentos e nunca entrou” – Nuno Canavez é aqui que se sente bem, mesmo que o negócio tenha vindo a piorar. Ainda assim, não atribui a culpa à crise. O que a Académica precisa é de renovar a clientela. “Há 30 anos, (os jovens) vinham aqui porque os professores recomendavam. Hoje, raramente vejo chegar aqui alguém a pedir um clássico”, explica Nuno.

Hoje, são mais as pessoas que procuram a Académica para vender do que para comprar. Às vezes, são coleções inteiras de que se querem desfazer. Mas mesmo que o futuro seja incerto, entrar na Livraria Académica é quase uma viagem no tempo onde se aprende e se cresce.