O Teatro Campo Alegre, a Biblioteca Almeida Garrett e o Cinema Dolce Vita são as salas do Porto que vão receber o festival Cine Fiesta, que decorre de 26 de novembro a 2 de dezembro. Numa retrospetiva à obra de Víctor Erice, vão ser exibidos três filmes do cineasta: “O espírito da colmeia” (1973), “O sul” (1983) e “O sol do marmeleiro” (1992).

Na área da ficção, o Cine Fiesta destaca os filmes “Fin“, de Jorge Torregrossa, e “Blancanieves“, Paulo Berger. Este último é um filme mudo, que representará o país nos Óscares para Melhor Filme Estrangeiro.

Na animação, “Arrugas“, de Ignacio Ferreras, baseado na banda desenhada de Paulo Roca, é a principal atração. Também vão estar em exibição quatro filmes documentais. O destaque vai para “Mercado de Futuros“, o último filme de Mercedes Álvarez, e “Guest“, de José Luis Guerín.

Na Biblioteca Almeida Garrett, os bilhetes custam 3 euros para o público em geral. Com cartão jovem, o preço baixa para 2 euros, tal como para estudantes, reformados e maiores de 65 anos. No cinema Dolcevita, as entradas custam 4 euros ou 3,5 euros com desconto. No Teatro Campo Alegre os bilhetes custam 3 euros.

“Reforçar as relações culturais entre os dois países” é o objetivo da organização. A iniciativa parte do Instituto de Cinematografia y de las Artes Audiovisuales (ICAA) e da Dirección General de Política e Industrias Culturales y del Libro, da Secretaria de Estado da Cultura de Espanha. Pela primeira vez, o festival vai atribuir o Prémio do Público, numa parceria com a FNAC.