São 20% a mais em investimentos na iluminação e nas decorações de Natal deste ano, em prol de atrair mais compradores à baixa e contrariar a crise no comércio tradicional da cidade. A Câmara e a Associação de Comerciantes aumentaram o orçamento em 20 mil euros (o ano passado era de 100 mil euros) e, desta vez, vão estender a iluminação a 25 ruas, em vez das habituais sete.

Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara do Porto, diz que esta aposta na decoração só foi possível graças a uma uma “gestão rigorosa e sustentável” e a um “espírito de negociação forte” com os fornecedores. Acrescenta ainda que é em “momentos de retracção da economia” que os poderes públicos “são importantes” para “criar novas dinâmicas”.

Mas para além do investimento na decoração da cidade, a Câmara quer ainda duplicar a oferta de senhas de estacionamento. “Qualquer pessoa que faça compras no comércio tradicional neste período de Natal tem um desconto de 30 minutos em todos os parques”, explica Nuno Camilo, da Associação de Comerciantes. Este ano são 20 mil senhas de estacionamento: para os parques da Trindade (10 mil senhas), Casa da Música (5 mil senhas) e Silo Auto (5 mil).

As cores escolhidas para enfeitar as ruas foram os tons de branco e dourado. Já o vermelho, o verde e o amarelo vão dar cor à Igreja dos Clérigos e aos Paços do Concelho, a partir do dia 7 de Dezembro.