No ano em que comemora o vigésimo quinto aniversário, o JUP passa por dificuldades de financiamento. Dalila Teixeira, vice presidente do Núcleo do Jornalismo Académico do Porto (NJAP), explicou ao JPN que foi “um ano complicado para o JUP, no sentido de totalizar a verba para mandar o Jornal para a gráfica”.

A última edição do JUP, inicialmente prevista para Maio, não saiu precisamente por falta de dinheiro. Dalila Teixeira contou que “foi um jornal para o qual muitas pessoas trabalharam e que resultou de uma parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave”. No entanto a vice-presidente prevê a sua distribuição ainda este ano.

A Reitoria da Universidade do Porto (UP) e o Instituto Português da Juventude (IPJ) são as principais fontes de receita do Jornal. No entanto, segundo a vice presidente do NJAP, os cortes no ensino superior podem levar a reitoria a repensar o apoio.

São 9 mil euros anuais de subsídio e o edifício onde o jornal está sediado em troca da atribuição de duas páginas do jornal dedicadas a calendários de eventos e a notícias sobre a Universidade do Porto. Raul Santos, coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem da UP, tem a certeza de que “há uma vontade em manter o apoio” mas alerta: “é difícil fazer previsões”.

O apoio da Reitoria chegou mesmo a estar suspenso. Raul Santos esclareceu que o valor estava disponível para ser cobrado, mas o JUP tinha de apresentar as devidas faturas. Uma situação que entretanto foi regularizada.

Segundo Dalila Teixeira o JUP “sempre teve bastantes lacunas”. A “constante mudança de direção” e a impossibilidade de calendarizar a sua distribuição são outros problemas que afetam a continuidade do Jornal.

Para já, está programada a criação de uma edição online. Segundo Dalila Teixeira, há também um interesse da direção em lançar duas publicações anuais em formato revista onde serão divulgados trabalhos académicos, mas garante: “para isso tem que haver financiamento”.