Basta ter mais de 16 anos, uma mente inovadora, uma ideia brilhante que vai deixar todos de boca aberta e as capacidades necessárias para a pôr em prática. No resto, a Microsoft ajuda. A competição “Imagine Cup” dá vida aos projetos que muitos estudantes põem na gaveta, por falta de financimento ou de outros apoios.

Competição Mundial

“Are you ready to go big?” [Estás pronto para te tornares grande?] é o desafio da empresa que, só nos últimos anos, já conquistou mais de 1 milhão e meio de estudantes de cerca de 190 países. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da iniciativa.

Este “empurrão” da Microsoft permite aos jovens estudantes “dar vida aos sonhos e à imaginação”, criando “uma solução tecnológica que pode mudar o mundo”. Mas para saber mais, é simples: basta aparecer na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no dia 30 de novembro. Às 15h, na sala B022, acontece uma sessão de esclarecimento e uma verdadeira caça a novas ideias.

Cidadania Mundial, Inovação ou Jogos são as categorias em que se pode competir

Os projetos desta edição (que devem ser sempre desenvolvidos em plataformas Microsoft) entram em três áreas de competição: Inovação, Cidadania e Jogos. No âmbito da Cidadania Mundial, a empresa quer premiar a aplicação de software com maior potencial para gerar um impacto positivo na Humanidade. “Uma aplicação que mude a vida de alguém”, dizem. O tema é livre: educação, saúde, ambiente… tudo é aceitável desde que se “use a tecnologia como um agente de mudança”.

Na categoria dos Jogos, a Microsoft procura os mais atraentes e divertidos, dirigidos a jovens adolescentes, que ponham “um sorriso na cara do mundo”. Já no âmbito da Inovação, a empresa que “reinventar as redes sociais”, “experienciar a música de uma maneira completamente diferente” ou “transformar o comércio eletrónico”. “É altura de pegar naquela ideia louca e pô-la em prática”. Ao fim ao cabo, basta ser-se inovador.

O prémio monetário é apenas uma das mais-valias

A par das categorias, os estudantes podem ainda competir com desafios online ligados a plataformas específicas, como o Windows 8 ou o Windows Phone. Este ano, em que se comemora a 11.ª edição da iniciativa, a Microsoft decidiu ainda criar os maiores prémios de sempre, passando agora os 300 dólares americanos e uma viagem gratuita até São Petersburgo, na Rússia, onde se dará o confronto de ideias, na final mundial, em julho de 2013.

Os Portugueses na Competição

Em 2012, na Autrália, o projeto português “wi-Go”, liderado por Luís de Matos, ficou em terceiro lugar na categoria de desenho de software. Já em 2009, a equipa People Powered Places (P3) da Universidade Nova de Lisboa venceu a Final Nacional do Imagine Cup.

O «wi-GO» é um dispositivo autónomo preparado para seguir uma determinada pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, para onde quer que esta se desloque, permitindo assim transportar objectos de forma autónoma, dinâmica e segura, evitando obstáculos e perigos.

Por fim, os finalistas mundiais da “Imagine Cup” poderão inscrever-se no “Imagine Cup – Grants“, um programa de subsídios (de cerca de 3 milhões de dólares americanos) que pretende financiar algumas das ideias vencedoras e catapultá-las para o mercado. As equipas selecionadas têm acesso a uma oportunidade inigualável de receber dinheiro, software e contactos que lhes serão essenciais no desenvolvimento de uma possível empresa.