O Centro de Mama do Hospital do S. João trata entre 230 a 250 novos casos e faz mais de oito mil mamografias, anualmente. Por dia, são mais de 80 utentes para consultas, exames e outros serviços.

Agora, a realização de exames pode ser mais fácil. José Luís Fougo, o responsável do Centro, contou à Lusa que um dos novos equipamentos, oferecidos pela Associação Laço, vai passar a permitir a realização de radiografias durante uma operação, ou seja, “em tempo real”, aumentando “a capacidade de resposta” e tornando as operações “mais curtas”.

O outro equipamento, também ele oferecido, é uma “cadeira especial” que permite que as doentes estejam nas posições adequadas para a realização de biopsias. Disse ainda que seria “complicado” obter os equipamentos em causa, não fosse o apoio de instituições como a Associação Laço, que já apoia o centro desde a fundação, em 2008.

“Quando o Centro de Mama abriu, a Laço ofereceu um mamógrafo e um ecógrafo topo de gama. Esses dois equipamentos contribuíram fortemente para abertura do centro”, contou.