Um professor e um estudante de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ganharam o prémio de empreeendedorismo “Ideia à Acção” com uma aplicação informática que tem a finalidade de corrigir erros de programação de “software”, mas com custos reduzidos e diagnósticos mais rápidos.

A aplicação “Remote Debugging Service”, de André Riboira e do professor Rui Maranhão, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto(FEUP), reduz para 75% o tempo que é normalmente gasto na correção de erros informáticos.

O prémio foi entregue esta quarta-feira, na primeira edição do Red Emprendia Spin 2012, em Madrid, e partilhado com dois projectos do México: três mil euros, um curso de formação no Babson College, nos Estados Unidos da América e, ainda, aconselhamento e assessoria para o desenvolvimento do projecto.

O prémio, promovido pela Rede Emprendia, constituída por 20 Universidades ibero-americanas, que pretende destacar a inovação e o empreendedorismo, não foi, no entanto, o primeiro a contemplar esta aplicação.

A mesma aplicação venceu, em Maio de 2011, o segundo prémio do concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto, o iUP25K, no valor de cinco mil euros.

A primeira edição da Red Emprendia Spin teve a colaboração de mais de 40 investidores institucionais e privados dos países: Chile, Colômbia, México, Panamá, Espanha e Portugal e representou um investimento superior a 420 milhões de euros.