Durante dois dias – 6 e 7 de dezembro -, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai abrir as portas a todos os interessados pelo jornalismo online.

A terceira edição do Congresso Internacional de Ciberjornalismo (CObciber) vai decorrer no Anfiteatro Nobre da faculdade, onde, a partir das 9h30 de quinta-feira, se vai falar sobre a convergência do ciberjornalismo. “É possível falarmos sobre um jornalismo convergente?” é uma das primeiras conferências do congresso, e quase que um mote para iniciar o debate.

A pergunta é feita por Beth Saad, professora da Universidade de São Paulo, que toma a iniciativa na conferência em questão. Ao longo de todo o congresso, vão ser abordadas outras questões, à volta do mesmo tema, com a participação de Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, Xosé Pereira, professor na Universidade de Santiago de Compostela, David Domingo, da Université Libre de Bruxelles, Pedro Araújo e Sá, do grupo Cofina, e Helder Bastos, Fernando Zamith, Isabel Reis e Álvaro Figueira, da Universidade do Porto.

Além da apresentação de alguns trabalhos de investigação jornalística, vai ser lançado, ainda, o livro “Ciberjornalismo, Modelos de Negócio e Redes Sociais”, de Helder Bastos e Fernando Zamith, e divulgados os vencedores dos Prémios de Ciberjornalismo 2012. A conferência de encerramento fica a cargo de Jane Singer, professora da Universidade de Iowa, através de videoconferência, dia 7, a partir das 17h30.

O III Congresso Internacional de Ciberjornalismo é organizado pelo ObCiber, em colaboração com o Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) da UP. O programa do congresso pode ser consultado aqui.