É na Rua Infante D. Henrique, na Ribeira, que fica a primeira passadeira táctil da cidade do Porto. Inaugurada esta segunda-feira, pela Câmara do Porto (CMP), para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, promete facilitar a movimentação de todos os deficientes visuais.

O dispositivo é constituído por duas áreas: uma primeira consideravelmente afastada da borda do passeio, composta por um “tapete” de guias metálicas, separadas entre si e com relevo, para que o transeunte se aperceba da proximidade da passadeira; e uma segunda, constituída por uma faixa também metálica, disposta na horizontal sobre a margem da passadeira, cobrindo a amplitude da mesma, de forma que os peões saibam quais os limites em que podem atravessar.

“Existe uma série de sinais que o cego e o amblíope precisa para além do semáforo, e isto aqui é uma solução importante que vem melhorar a sua qualidade de vida”, disse aos jornalistas Lia Ferreira. A provedora municipal dos Cidadãos com Deficiência fez-se acompanhar, ainda, pelo presidente da CMP, Rui Rio, e pelo vereador do Urbanismo e Mobilidade, Gonçalo Gonçalves.

Segundo Rui Rio, este novo equipamento vai começar a ser instalado nas passadeiras mais movimentadas do Porto.