Casa do Chá de Serralves

A Casa do Chá de Serralves é um espaço tranquilo, situado no antigo campo de ténis dos Jardins de Serralves. Rodeada pelo verde da natureza, é o sítio perfeito para quem procura calma e concentração. No interior, o espaço conta com música ambiente tranquila e com um pequeno espaço de leitura. Durante a semana, o prato do dia ronda os seis euros. Durante o fim-de-semana é possível escolher o brunch, por cerca de nove. Mas naturalmente, a estrela do espaço é o chá. Quente ou gelado, de todas as variedades, a bebida ajuda a um estudo relaxado e sossegado. O espaço tem wireless e o acesso aos jardins é gratuito para os estudantes universitários, mas atenção: está encerrada à segunda-feira.

Bar dos Artistas

O Bar dos Artistas, localizado no rés-do-chão da Casa da Música é outra sugestão, pelas refeições rápidas de self-service, os preços relativamente acessíveis e o banho de luz que inunda o espaço. A música do piano, tocada ao vivo, é tranquilizante. No espaço está disponível ainda o acesso à Internet através do wireless e está aberto todos os dias. Para quem gosta de estudar até horas tardias, é o ideal. Está aberto até às 20h em dias normais e até às 23h em dias de espetáculo.

Moustache

O Moustache, na praça Carlos Alberto, é um edíficio de dois andares com um ambiente reconfortante. Há cadeiras e poltronas confortáveis e mesas com espaço suficiente para os livros e para os petiscos que o Moustache oferece. O estudo, ao som de música suave, pode fazer-se acompanhar por bebidas quentes ou frias ou um dos muitos bolos e doces que pode escolher. As bebidas e os bolos rondam os três euros mas o tamanho não deixa a desejar. Também tem wireless e é permitido fumar no andar de cima.

Costa Coffee

Na baixa do Porto, no novo Passeio dos Clérigos, o Costa Coffee é uma ótima opção. O espaço é amplo e confortável, mas há que ir a horas decentes para encontrar mesa. Sendo grande parte do espaço envidraçado, a luz natural é abundante. Nos dias de frio, o espaço interior é ótimo para longas horas de estudo, mas ainda há esplanada exterior. O horário prolongado até às 23h é muitas vezes estendido até à meia-noite e a internet wireless do espaço estará a funcionar em breve. Os preços é que podem não ser muito convidativos para a carteira da maioria dos estudantes: o café clássico custa um euro e as restantes bebidas variam entre os dois e os quatro euros, assim como os produtos de pastelaria.

Progresso

A poucos metros da praça Carlos Alberto, o Café Progresso é um espaço que já está habituado a receber estudantes. Tem wireless e o andar de cima, fora da hora do almoço, é para uso exclusivo de quem quer ler ou usar a internet. Os preços são acessíveis e o leque de escolhas é variado. Para além disso, este café centenário acolhe frequentemente eventos de carácter cultural, como encontros com escritores. Está aberto das 07h às 19h e só fecha ao domingo.