“A Convergência” dos media é o tema central deste congresso que conta com a participação de Pedro Araújo e Sá, Ramon Salaverría, Beth Saad, Xosé Pereira, David Domingo e Jane Singer como oradores.

Na sessão de abertura, Fátima Marinho, diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), referiu-se a estes dois dias como “dias de trabalho importantes”. José Alberto Fernandes, presidente do Conselho de Representantes da FLUP, disse que “tem havido apostadores na ciência do ciberjornalismo” e apelou à continuidade desta aposta. António Marques, vice-reitor da U. Porto, entende que a Faculdade de Letras tem investido neste tipo de eventos e deixou clara a vontade da Reitoria em que os mesmo se fizessem com mais frequência: “Que estes congressos encham cada vez mais as agendas das faculdades”, disse.

Também presentes na sessão, estavam Hélder Bastos, presidente da Comissão Científica do Congresso; Fernanda Ribeiro, presidente do departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da FLUP e coordenadora do CETAC.media; Paula Pinto Costa, presidente do Conselho Pedagógico da FLUP, e Fernando Zamith,coordenador da Comissão Organizadora do Congresso, que deu as boas vindas a todos os presentes e destacou a importância crescente das plataformas digitais.

Fernando Zamith e Hélder Bastos apresentam livro dedicado ao tema

Durante os dois dias, para além de várias conferências de nomes que se têm dedicado ao estudo do ciberjornalismo, há ainda o lançamento do livro “Ciberjornalismo, Modelos de Negócio e Redes Sociais”, de Hélder Bastos e Fernando Zamith, assim como a tradicional entrega dos Prémios de Ciberjornalismo 2012. Entregues desde 2008, estes prémios reconhecem o que de melhor é produzido na área do ciberjornalismo em Portugal.

O Congresso de Ciberjornalismo começou hoje, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Um congresso dedicado ao jornalismo na web organizado pelo Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber), em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a CETAC.media.