Foi no 1.º Fórum de Estudantes Empreendedores que decorreu ontem na Reitoria da Universidade do Porto (UP) que Carlos Melo Brito, pró-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo, deu a conhecer os projectos mais empreendedores da instituição.

Um dos projectos considerados de sucesso é o Veniam Works, uma empresa criada em março de 2012 e fundada por dois professores da Universidade de Aveiro e do Porto, Susana Sargento e João Barros, respectivamente.

Este projecto inovador que propõe revolucionar as comunicações através de uma tecnologia que possibilita a conectividade à internet a partir de um carro ou frota, valeu à Veniam um prémio de 100 mil euros e a seleção para os finalistas do prémio “Building Global Innovators“.

Através das plataformas de rede da empresa é possível aceder a dados, em tempo real, e com um baixo preço. Se colocados em táxis, autocarros ou outros veículos, os dispositivos da Veniam ajudam a formar uma rede de veículos ligados entre si. Desta forma conseguem cobrir rapidamente uma vasta área de uma cidade e têm uma capacidade de transmissão dez vezes superior à do wi-fi tradicional. O Porto foi a cidade escolhida para a fase piloto deste sistema.

Mais empreendedorismo

Portal do Empreendedorismo

A partir do próximo dia 12 de dezembro, o empreendedorismo na Universidade do Porto passa a ter um espaço online: empreendedorismo.up.pt é o novo portal que vai agregar todos os conteúdos – desde notícias a calendário de eventos – relacionados com a temática. A apresentação do projeto acontece na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, às 15h.

Subordinado ao tema “Ser Empreendedor na U.Porto”, o Fórum abordou três áreas de referência para os futuros empreendedores: a formação e aquisição de competências; a transferência de tecnologia e valorização do conhecimento; e a incubação e o acolhimento de startups.

Falou-se ainda na necessidade de existir uma agregação dos recursos existentes na UP para que exista uma partilha de conhecimentos em diversas áreas de modo a criar uma proposta de valor para o mercado. E a UP já actuou nesse campo: criaram a UPoint 4, uma rede social de onde os empreendedores da universidade se encontram e trocam informação e conhecimento útil.

O Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE), leccionado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi dado a conhecer aos presentes e mostrou o porquê de já ser um caso de sucesso. O MIETE arrancou em 2004, em colaboração com o HiTEC Centre Team at the North Carolina State University, a FEP e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e já deu origem a três empresas: Ideavity, Tomorrow Options e Ownersmark Polight.