O novo Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP) vai ser um dos três melhores laboratórios, na área, da Europa. Analisar e maximizar resultados de atletas olímpicos, desenvolver próteses e estudar soluções de mobilidade são apenas algumas das áreas em que vão trabalhar os investigadores do LABIOMEP. O objetivo principal é o estudo do movimento biológico, mas a vertende de avaliação desportiva é aquela que querem levar mas a sério. Os atletas olímpicos poderão avaliar o seu desempenho desportivo ao mais alto nível e analisar as áreas onde têm de melhorar.

Números

No âmbito do projeto, iniciado há dois anos, já foram publicados 4 livros, 95 abstracts e papers em conferências, 52 artigos em revistas científicas, 12 teses de mestrado e 5 teses de doutoramento.

O LABIOMEP engloba 29 investigadores da Universidade do Porto (UP), oriundos de seis faculdades (Desporto, Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas, Ciências, Medicina Dentária e Engenharia) e dois centros de investigação (Instituto de Engenharia Mecânica e o INEGI – Instituto de Engenharia e Gestão Industrial).

As equipas já estabelecidas, das quais ainda fazem parte cerca de 20 bolseiros de investigação, concentram-se em projetos como a incontinência urinária das mulheres pós-parto, o desenvolvimento de nova geração de próteses auditivas ou a produção de próteses de articulações em aço e titânio.

O LABIOMEP foi financiado em 70% pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional (cerca de 1,2 milhões de euros) e representou um investimento total de 1,7 milhões de euros.