Aviso: para os mais curiosos e gulosos, sugere-se a visualização imediata do vídeo em baixo. Costuma-se dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras e, neste artigo, essa máxima mantém-se. A razão é simples: grande parte dos doces, lambarices e afins, que até agora só era possível ver nas séries e filmes norte-americanos, estão, desde há uma semana, ao alcance geográfico de qualquer portuense.

A “Liberty American Store”, uma loja que faz parte de uma cadeia detida pelo grupo Island Import, e gerida por um português com sotaque açoriano que esteve 22 anos emigrado nos Estados Unidos, chegou, agora, ao Porto. Localizada no centro comercial Via Catarina, é uma perdição para os aficionados da cultura norte-americana.

Liberty American Store

Criada em 2005, nos Açores, através da iniciativa de Pedro Teixeira, gerente das lojas, que esteve entre 1979 e 2001 emigrado nos EUA, começou por ter três espaços abertos no arquipélago. 2012 marcou a chegada ao continente, neste caso, a Lisboa. Seguiu-se o Porto, agora, mas não vai ficar por aqui: “Para 2013, estamos a pensar abrir mais três lojas: uma em Braga, uma em Coimbra e outra em Lisboa, na zona da Expo”, diz Pedro Teixeira ao JPN. Guimarães e Aveiro também fazem parte das perspetivas do empresário

Rebuçados e chocolates, bebidas e cereais (e tudo o que tenha manteiga de amendoim) são apenas alguns dos vários artigos que estão espalhados pelo espaço. Mas, segundo Célia Teves, coordenadora da loja, o que tem tido mais adesão é outro tipo de produto: “Macarrão com queijo e Cup Noodles (uma espécie de sopa em copo)”. Os portugueses a aderirem, portanto, ao “american way of life” das refeições instantâneas.

No entanto, no período de uma semana, já houve algumas ruturas de stock. Neste caso, de chocolate quente, M&M´s de mentol (sim, existe), e Dr Pepper, uma bebida que até agora só se via na televisão. Por causa disso mesmo, as reações de quem passa são de surpresa. Mas também por outras razão: “Ficam muito admirados pelos tamanhos XL de alguns produtos”, revela Célia Teves.

Imagem e edição: Daniel Cerejo
Música: “New York, New York”, por Frank Sinatra