O concurso interno para admitir mil inspetores tributários já abriu e basta ter a licenciatura nas áreas pedidas para se ser um potencial candidato. Há 900 vagas para Economia, Gestão, Auditoria ou Contabilidade, 80 para Informática e 20 para Informação Estatística.

Antes de referir funções, há que falar do salário. O vencimento mensal dos inspetores tributários é de 1772 euros – já com os cortes na Função Pública. E atenção: o período experimental remunerado oferece cerca de 1300 euros.

Economistas, contabilistas, auditores ou gestores irão exercer funções no âmbito da inspeção tributária, realizando estudos e trabalhos técnicos. Já na área da Informática, as funções estão relacionadas com infraestruturas tecnológicas e desenvolvimento de software. Quanto aos trabalhadores da área da Informação Estatística, estes serão responsáveis pelo tratamento da referida informação, bem como pela atualização de dados estatísticos e a elaboração de estudos e previsões.

As candidaturas, que deverão ser apresentadas através do formulário online, duram até ao próximo dia 12 de Dezembro. Caso esteja interessado em se candidatar a mais do que uma área, deve apresentar tantas candidaturas quanto as áreas às quais concorre.

O método de seleção posterior passará pela realização de uma prova escrita de conhecimentos específicos para cada uma das áreas. Mas sem stress: tem a duração máxima de duas horas e pode ser feita com consulta.